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Temas Para Monografia para Curso de Contabilidade e Auditoria


1. A Microempresa e a empresa de pequeno porte no Direito Moçambicano: Aspectos da evolução e do fomento e incentivo do Estado 

2. Terceirização na Administração Pública - Qualidade dos serviços e controvérsias 

3. Estresse ocupacional de contadores de escritórios de contabilidade 

4. Gestão estratégica de custos e seu impacto no processo de tomada de decisões

5. Constituição de Entidades Sem Fins Lucrativos
Autores: Beatriz Torres Cornochione; Jéssika Silva Candelário; José Luiz Bueno Mendes; Roseni Aparecida Pereira de Macedo e Tania Regina dos Santos Machado
Resumo: A pesquisa realizada pelos estudantes do 2º e 3º semestres do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Campo Grande – FCG, e  teve o intuito de aprofundar o conhecimento com base nas formas de constituição e o roteiro seguido para a constituição e a abertura de uma Entidade Sem Fins Lucrativos (ESFL) da área educacional (creche). O estudo reuniu a teoria e a prática na prestação desse serviço feito pelo contador, abordando também as Normas Internacionais da Contabilidade aplicada nas ESFL, oferecendo um diferencial além do que foi pedido na estrutura da Atividade Prática Supervisionada.
O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica na área especializada com entrevista em escritório contábil, com o intuito de elencar e diferenciar as classificações de Entidades que estão descritas no Código Civil como pessoas jurídicas de direito privado.
Ao longo da pesquisa, a definição de cada tipo de Pessoa Jurídica foi importante para entender as diferenças entre cada uma e de tal modo iniciar a devida classificação de uma entidade sem fins lucrativos, finalizando no entendimento de que as Entidades Sem Fins Lucrativos podem ser constituídas como Associações e Fundações. Além disso, de acordo com o sub tema, entre essas duas classificações as ESFL, do ramo educacional, serão classificadas somente como associações, portanto iniciamos aos procedimentos práticos de constituição da entidade, nos sites oficiais, formulando um manual de como a constituir.
Nesta parte, pode-se comprovar com o que foi explicitado em uma das entrevistas, a dificuldade em se atender as três esferas de legislações, pois nosso endereço foi negado em um dos sites, mas em outro estava liberado, assim identificando uma certa divergência de comunicação entre os sites. Além disso, em relação às normas internacionais, constatou-se por meio do comparativo com as entrevistas, que o profissional contábil e estudantes, devem estar sempre buscando a atualização e ser éticos conforme as legislações vigentes. Averiguamos que o conteúdo é demasiado extenso podendo haver mais pesquisas acerca do tema, abordando além da sua constituição, inscrições em órgãos para obtenção de recursos financeiros do Governo.


 6. Ética Profissional: A Percepção dos Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados
Autores: Ana Carolina Fink Garcia; Rafael Laurindo dos Santos; Thamiris Pereira Soares; Reginaldo José da Silva e Fábio Mascarenhas Dutra
Instituição de Ensino: UNIGRAN Dourados
Resumo: O artigo foi desenvolvido por meio de questionário que foi aplicado aos acadêmicos do curso de curso de ciências contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), para mensurar o conhecimento dos acadêmicos a respeito da conduta ética na profissão  disciplina na matriz curricular do curso de graduação em ciências contábeis.
Conforme Lisboa (2012), ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo. Pode-se ainda, definir o termo como sendo um  ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.
Diante de tantas situações que ocorrem na atualidade, frequentemente estão inseridos na mídia assuntos que relatam fatos antiéticos nas organizações e nos relacionamentos em sociedade; por essa razão, os estudos sobre ética estão em evidência no meio acadêmico (BOFF, et al 2010). O objetivo deste artigo é verificar o nível de percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis  com relação a importância da disciplina no curso de graduação.
A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório-descritiva, tendo como estudo de caso, no curso de ciências contábeis, no centro universitário da grande Dourados, situada na cidade de Dourados-MS. A coleta de dados foi viabilizada por meio de um questionário  semiestruturado  com o perguntas abertas e fechadas aos acadêmicos do 1º , 3º , 5º  e 7º semestre do curso de ciências contábeis do centro universitário da grande Dourados.
Com o decorrer deste trabalho pode-se identificar que o conhecimento dos acadêmicos do curso de ciências contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados, a respeito da disciplina de ética profissional no decorrer da graduação, que a disciplina ética profissional influencia na interpretação e no entendimento dos acadêmicos quanto a sua profissão. Observa-se que a população da amostra coletada possui a dificuldade regular, em sua maioria e que para os demais o conhecimento obtido são suficientes para sua formação profissional.
Mesmo o acadêmico mais participativo no decorrer da sua graduação é necessário utilizar de ferramentas como artigos científicos , livros e material on line para entender sobre o assunto e assim colocar em pratica durante a graduação e durante o percurso profissional.


7. A Importância do Mark-Up na Formação de Preço
Autores: Paulo Roberto Barreto de Souza; Iara Sônia Marchioretto e Marcos Zambeli da Silva.
Instituição de Ensino: UNIDERP
Resumo: Esse estudo tem por objetivo mostrar a importância do Mark-up na formação de preço de venda, varias empresas por não saberem utilizar o método correto, acaba sendo enganadas pelo seu próprio calculo. Muitos desses empreendimentos nascem sem ter um coerente planejamento e é acompanhado da falta de análise de fatores que influenciam seu crescimento, dessa forma acabam por vir á falência muito cedo


 8. Responsabilidade Social e Logística Reversa: O Tratamento Tributário dos Resíduos Sólidos e Sucatas.
Autores: Drielle Camila da Silva e Iara Sonia Marchioretto
Instituição: UNIDERP
Resumo: A caracterização da sociedade como de risco traz um componente interessante sobre desafio ambiental, a sustentabilidade e a responsabilidade social. No Brasil, o vilão do desenvolvimento são os impostos que incidem sobre a renda. O Governo por sua vez, busca aplicar cortes no orçamento, contudo, os municípios sofrem com a falta de investimentos em saúde, educação, infraestrutura – sobretudo o saneamento básico, no qual a coleta de resíduos sólidos ainda não saiu do papel.
Embora exista uma Lei que mencione prisão ao governante que deixar de atendê-la, há ainda o viés da economia solidária, em que pese a necessidade da população em coletar resíduos para gerar emprego e renda, há a preocupação com a exposição aos riscos de doenças relacionadas com o lixo.  Com isso, surgiram os entraves entre o desenvolvimento da economia solidária e a burocracia.
O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de questionários, tabulação de dados e análise dos resultados. Os questionários foram aplicados junto a sete funcionários de uma empresa de sucata.
Pela pesquisa, constatou-se  que a coleta seletiva é fundamental para destinação dos resíduos urbanos e gera benefícios futuros e renda. A coleta seletiva deveria ser feita nas residências e locais de trabalho, para melhorar a eficiência na separação dos resíduos. Tem-se que as sucatas deveriam ser imunes ou isentas de impostos, uma vez que a logística reversa representa a economicidade de recursos e quem ganha com isso é o governo, que economiza com as contratações das empresas de coleta de lixo (pagos em tonelagem transportada). A imunidade seria concedida ao Micro Empreendedor Individual e às Cooperativas que ao vender as sucatas, estariam contribuindo com o meio ambiente, governo, sociedade e desenvolvimento econômico e social.



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