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Relatório de Estagio realizado no Escritório de Contabilidade


Índice
Dedicatória…………………………………………………………………………………………I
Agradecimento……………………………………………………………………….……………II
Plano de Estagio……………………………………………………………………………….....III
Cronograma……………………………………………………………………………………....IV
Lista de Figuras……………………………………………………………………………………V
Lista de Siglas e abreviaturas………………………………………………………………..…...VI
Resumo…………………………………………………………………………………………VIII
Anexos…………………………………………………………………………………………....20



1. Introdução

O relatório de estágio surge no contexto do ciclo de estudos tendente à obtenção do nível médio no curso de contabilidade atravez do Instituto medio politecnico. Este corresponde a uma fase final em que dá a conhecer o testemunho das actividades/tarefas e aprendizagens, que foram desenvolvidas ao longo do estágio na instituição que acolheu para efeito, empresa FEBECA, uma empresa de consultoria ambiental.
Esta modalidade de estágio tinha como objectivo o conhecimento, numa organização, de domínios ligados ao contexto político e administrativo em que a organização exerce a sua actividade, também como se organiza e faz-se a sua gestão, interacção com a comunidade e as entidades locais. Participando activamente num contexto real de trabalho, procurei construir bases, desenvolver as competências necessárias e ganhar um certo desenvolvimento, fundamental para integrar de um modo mais consistente uma função profissional. Quando menciono aqui o desejo de integrar o “mercado de trabalho” refiro-me a um vínculo minimamente estável que me permita desenvolver e aprofundar outras áreas na vida profissional.
O estágio profissional, como uma forma de complemento e desenvolvimento profissional, serviu de pilar para auferir a estabilidade profissional e académica. Contudo, este processo em que o estágio se assume como um projeto de vida, fase que considera-se importante pois permite uma maior facilidade no acesso ao mercado de trabalho, tendo como objectivos, desenvolver competências interpessoais, como a capacidade de resolução de problemas, auto motivação e lidar com as frustrações; desenvolver competências relacionais de trabalho em equipa, de gestão de conflitos e ainda, competências profissionais desde a concepção, organização, gestão da área de intervenção. Para proporcionar uma maior facilidade na assimilação do conteúdo do estágio, este estrutura-se da seguinte forma:
No primeiro capítulo apresenta-se a identificação da empresa FEBECA consultoria, e uma abordagem sobre o histórico da Empresa.
No segundo capítulo aborda-se sobre a descrição e a caracterização da estrutura hierárquica da Empresa.
O terceiro capítulo, aborda sobre as actividades desenvolvidas na área de estágio.
E por fim, no quarto capitulo as consideracoes finais e recomendacoes.

Capitulo I

Apresentação e historico da Instituição estagiada

A Febeca Consultoria, Ldasediada na Cidade de Quelimane, é uma empresa, treinamento e serviços fo      calizado nas áreas de: Estudos em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Estudos de Avaliação Ambiental Simplificado (EAS), Elaboração de Planos de Gestão Ambiental, Planos de Produção Mineiro, Relatórios Anuais de Actividades Mineiras, Estudos Hidrológicos, Maneio florestais e prestação de serviços.
Esta empresa que foi criada 2006, e actualmente ela contem  6 trabalhadores dos quais director executivo,Chefe do departamento, que controla os recursos humanos e área da pesquisa,
A Febeca Consultoria, Lda está preparada para fazer parceria com outras empresas de Consultoria dentro e fora do País, receber estagiários de diferentes áreas e que necessitam de conhecimentos sobre Estudos de Avaliação Ambiental, Saneamento do Meio, Avaliação dos programas de Educação, Currículo Local e áreas afins.
Em suma:
a)     Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental
b)     Elaboração de Planos de Gestão Ambiental;
c)     Planos de Produção Mineiro;
d)     Relatórios Anuais de Actividades Mineiras;
e)     Estudos Hidrológicos, Maneio florestais;
f)      Mapeamento usando GIS, GPS e dados de sensoriamento remoto (uso de imagens de satélites);
g)     Avaliação em programas de Educação a nível distrital, provincial e produção dos relatórios de impacto.
h)     Promoção de sustentabilidade no abastecimento de água, higiene e saneamento rural;
i)      Serviços de consultoria e ajuda técnica, manutenção e criação de base de dados espaciais e não espaciais;




Missão

Fornecer serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes, para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização, confiabilidade e precisão dos serviços prestados.

Visão

Ser um referencial de excelência em executar serviços de consultoria de meio ambiente que encantem os seus clientes e contribuam positivamente para o sucesso dos seus parceiros, colaboradores e para a sociedade.

Responsabilidades / Valores

Febeca pretende produzir benefícios de desenvolvimento entre o investidor, as comunidades e ambientais em todo o País, de acordo com as suas linhas de consultoria. Encaraa essência do desenvolvimento sustentável, providenciando apoio técnico para projectos que assegurem o desenvolvimento das comunidades, conservem e reabilitem o meio natural.
Procra demonstrar as acções dos investidores podem manter o balanço entre as necessidades de subsistênciahumana e os imperativos ambientais, e interliga assuntos globais, nacionais e locais, através de abordagens, transparentes, participativas e de desígnio nacional na planificação, desenho e implementação de projectos.Outro importante mecanismo de acção é efectuado através do estabelecimento de parcerias com os colaboradores na implementação de estratégias de conservação e desenvolvimento locais e nacionais.
Febeca Consultoria, Lda surge como necessidade de proporcionar aos investidores um ambiente saudável no seu investimento, providenciando a prestação de serviços de consultoria a nível local.

 

Política da empresa

Trabalhar de acordo com a legislação pertinente, oferecendo soluções criativas aos seus clientes, tudo com ética e responsabilidade social.
ü  Conceptual e descrever os procedimentos de funcionamento da instituição;
Para o alcance dos objectivos definidos, foi utilizada a pesquisa qualitativa de caracter exploractória. De acordo com Lakatos e Marconi, (1991), pesquisa exploractória é aquela que visa proporcionar maior explicidade possível. Esta pesquisa foi desenvolvida através da: pesquisa bibliográfica, entrevista e estudo de caso.

Coutinho (2003), refere que quase tudo pode ser um “caso”: um indivíduo, um personagem, um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade ou mesmo uma nação.
4. Referencial teorico
4.1. Conceitos
De acordo com Pimenta & Lima (2004), estágio é uma actividade prática e teórica onde, numa compreensão filosófica e sociológica, “a noção de ação é sempre referida a objetivos, finalidades e meios, implicando a consciência dos sujeitos para essas escolhas, supondo certo saber e conhecimento”. Dessa maneira, toda a ação ou prática tem por base uma teoria, ainda que, muitas vezes, o sujeito da acção não tenha consciência clara disto.
Tipos de estágio
O estagio divide – se em:
a)     Regulamentar ou Não obrigatório; e
b)      Curricular ou obrigatório

i.          Regulamentar ou Não obrigatório é desenvolvido como actividade opcional. Proporciona a capacitação para o exercício da profissão e aproveitamento técnico do estudante.
ii.          Curricular obrigatório cuja carga horária é requisito para á aprovação e obtenção do diploma. É o estágio previsto no programa curricular da instituição do ensino.
O Relatório de Estágio surge como um documento reflexivo sobre a actuação e sobre o próprio processo reflexivo, assumindo se como um instrumento passível de produzir novos entendimentos provenientes da confluência entre o designado conhecimento teórico e tácito adquirido ao longo do Estágio Profissional.
Neste sentido, “a reflexão não deverá ser vista como um fim,mas sim um meio que concede aos indivíduos, através de um processo de contextualização da acção, uma construção interna, permitindo visualizar novas formas de operar, como desenvolver a aprendizagem permanente através das situações profissionais no quadro de uma organização” (Martins, 2011, p. 19).



 

A Contabilidade é uma técnica de registo ou de gestão que tem em vista a determinação da situação patrimonial das empresas e apuração dos seus resultados ‟Lousã 2010”

Diário – de acordo com JOSE (2002: 60)  é um livro obrigatório (exigido por lei) em todas as empresas onde são registados  os factos contabilísticos  em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia mes e ano segundo.


Capitulo II

1. Apresentação da Empresa

A Febeca Consultoria, Lda sediada na Cidade de Quelimane, é uma empresa de treinamento e prestação de serviços focalizado nas áreas de: Estudos em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Estudos de Avaliação Ambiental Simplificado (EAS), Elaboração de Planos de Gestão Ambiental, Planos de Produção Mineiro, Relatórios Anuais de Actividades Mineiras, Estudos Hidrológicos, Maneio florestais e prestação de serviços.
2. Analise Histórica
Esta empresa que foi criada 2006, e actualmente ela contem  6 trabalhadores dos quais director executivo,Chefe do departamento, que controla os recursos humanos e área da pesquisa,
A Febeca Consultoria, Lda está preparada para fazer parceria com outras empresas de Consultoria dentro e fora do País, receber estagiários de diferentes áreas e que necessitam de conhecimentos sobre Estudos de Avaliação Ambiental, Saneamento do Meio, Avaliação dos programas de Educação, Currículo Local e áreas afins.
Em suma:
j)      Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental
k)     Elaboração de Planos de Gestão Ambiental;
l)      Planos de Produção Mineiro;
m)   Relatórios Anuais de Actividades Mineiras;
n)     Estudos Hidrológicos, Maneio florestais;
o)     Mapeamento usando GIS, GPS e dados de sensoriamento remoto (uso de imagens de satélites);
p)     Avaliação em programas de Educação a nível distrital, provincial e produção dos relatórios de impacto.
q)     Promoção de sustentabilidade no abastecimento de água, higiene e saneamento rural;
r)      Serviços de consultoria e ajuda técnica, manutenção e criação de base de dados espaciais e não espaciais;

2.1. Missão

Fornecer serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes, para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização, confiabilidade e precisão dos serviços prestados.

2.2. Visão

Ser um referencial de excelência em executar serviços de consultoria de meio ambiente que encantem os seus clientes e contribuam positivamente para o sucesso dos seus parceiros, colaboradores e para a sociedade.

2.3. Responsabilidades / Valores

Febeca pretende produzir benefícios de desenvolvimento entre o investidor, as comunidades e ambientais em todo o País, de acordo com as suas linhas de consultoria. Encaraa essência do desenvolvimento sustentável, providenciando apoio técnico para projectos que assegurem o desenvolvimento das comunidades, conservem e reabilitem o meio natural.
Procra demonstrar as acções dos investidores podem manter o balanço entre as necessidades de subsistênciahumana e os imperativos ambientais, e interliga assuntos globais, nacionais e locais, através de abordagens, transparentes, participativas e de desígnio nacional na planificação, desenho e implementação de projectos.Outro importante mecanismo de acção é efectuado através do estabelecimento de parcerias com os colaboradores na implementação de estratégias de conservação e desenvolvimento locais e nacionais.
Febeca Consultoria, Lda surge como necessidade de proporcionar aos investidores um ambiente saudável no seu investimento, providenciando a prestação de serviços de consultoria a nível local.

2.4. Política da empresa

Trabalhar de acordo com a legislação pertinente, oferecendo soluções criativas aos seus clientes, tudo com ética e responsabilidade social.

Capitulo III

1. Estrutura Orgânica
Fig. 1. Estrutura da FABECA consultoria
Fonte: FEBECA consultor Lda.
De acordo com REVISED (2000: P 54),  O Director  executivo é o profissional responsável por funções gerenciais importantes em uma empresa e possui conhecimentos profundos da área em que atua. Ele pode exercer suas atividades nos mais diversos setores, mercados e departamentos: multinacionais, mercado de artes, comunicação, administração, recursos humanos, etc.
Na FABECA consultoria, o director executivo, desempenha as funcoes de gestao, monitoria  das actividades desenvolvidas pela empresa e desenho de plano de actividades.

Chefe do Departamento - Ainda REVISED, este, tem as  funcoes de assegurar o funcionamento de cada departamento. E cabem –lhe as seguintes funcoes:

a)     O Acompanhamento e fiscalização das actividades da empresa no departamento e terreno;
b)     O Controlo da eficácia e eficiência das actividades no departamento da empresa.
Para este departamento, somente existe 2 trabalhadores e que desenvolvem actividades que consiste em executar a política de recursos humanos da Febeca Consultoria, Lda, assim como formalizar o provimento dos cargos isolados e de carreira, com a realização de concursos públicos.
O Departamento Administrativo e Financeiro tem como missão assegurar a gestão administrativa, económica, financeira e patrimonial de acordo com as directivas dos órgãos de gestão, compreendendo os seguintes serviços:
Contabilidade – que consiste em registar todos os factos patrimoniais da FABECA consultor, bem como o calculo e pagamento do impos e a elaboracao de relatorios  financeiros.


Capitulo III

1. Actividades Desenvolvidas na Área de Estágio
Organização dos recibos
Registo das entradas e saídas de valores monetários da empresa
Emissão de ordens de pagamentos
Calculo e apuramento do IVA

2. Descrição das actividades realizadas

Organização dos recibos - Esta actividade consiste no processo de organizar os recibos em gavetas dos armários da instituição, esta organização é feita de uma forma cronológica crescente em funcao das datas dos recibo emitidos. O processo visa uma maior facilidade na localização dos mesmos a qualquer momento.
Registo das entradas e saídas de valores monetários da empresa - Esta operação consiste no registo das entradas e saídas em modelos apropriados, ditadas pela política da empresa, visando o maior controlo das contas da empresa.
Emissão de ordens de pagamentos - Este documento (ordem de pagamento) é usualmente utilizado pelas empresas especialmente pela FABECA consultor, Lda,  para fazer face algumas despesas da empresa, isto é, quando se pretende retirar dinheiro em caixa. Exemplo, quando é solicitado um canalizador para concertar um tubo rompido. Consiste na emissão de documento apropriado para justificar a saída de uma importância para a realização de algumas despesas da instituição.
Calculo e apuramento do IVA
IVA - define-se como uma prestação pecuniária compulsivo e de carácter unilateral, cujo objectivo é gerar recursos orientados prioritariamente para o financiamento da prestação de serviços que visem a satisfação de necessidades públicas. (ATKINSON, 1977).
De acordo ACIS (2011: 34), o IVA incide sobre as despesas  e sobre o consumo e a taxa do mesmo é de 17%.
importa referir que modelo (a) declaração periodica, que é o modelo do IVA inicialmente apresentada pode ser retificada, dentro do prazo estabelecido no numero1 do artigo 36 por um outro modelo B nãopoderá ser utilizado, para efeitos de dedução, sem comunicação previa dos Serviços Fiscais ,A lei nº 03/98 (do codigo do ivacitado por Graça Idalia Magane)estabelece que o iva incide sobre o valor de transmissõesde bens e prestações de serviços realizados no território nacional, bem como as importações de bens, basicamente suportado no final, sendo os agentes econômicos entidades encarregues de proceder a liquidação (registo), cobrança do Imposto ao EstadoNa fase de apuramento do IVA, primeiro transfere-se o valor do IVA registado na Subconta 4.4.3.3 IVA liquidado para a Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento. Para o efeito debita-se a 1a Subconta e Credita-se a 2a.
Segundo transfere-se o valor do IVA registado na Subconta 4.4.3.2 IVA dedutível para a Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento. Para o efeito debita-se a 2a subconta e credita-se a 1a. Transfere-se também o valor do IVA registado na Subconta 4.4.3.4 IVA Regularizações para a Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento.
N.B: Se o Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento for Credor, a empresa tem IVA a pagar, e debita-se esta Subconta por contrapartida da 4.4.3.7 IVA a pagar.
Se o Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento for Devedor, a empresa tem IVA a recuperar, e credita-se esta Subconta por contrapartida da 4.4.3.8 IVA a recuperar.
N.B: O Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento é Credor quando o IVA liquidado (IVA das vendas) for superior ao IVA dedutível (IVA das compras e despesas) e é Devedor quando o IVA liquidado (IVA das vendas) for inferior ao IVA dedutível (IVA das compras e despesas).
Durante o processo de apuramento do IVA, as Subcontas 4.4.3.2 IVA dedutível; 4.4.3.3 IVA liquidado; e 4.4.3.4 IVA regularizações, apresentam saldo nulo.

1.1.1       Contabilização do apuramento do IVA no Razão esquemático

Exemplo de transferência do IVA liquidado e do IVA dedutível.
Dispositivo bilateral – neste dispositivo cada conta ocupa emregra um fólio,ou duas páginas abertas, sendo a da esquerda para o débito e a da direita pra o crédito. A disposição das partes componentes dos lançamentos é a seguinte:
Exemplo
4.4 ESTADO                              4.4 ESTADO                             4.4 ESTADO
D 4.4.3.2 IVA dedutível H      D4.4.3.5 IVA apuramento HD 4.4.3.3 IVA liquidado H
(1) 10,00                                                                                                             (3) 30,00
(2) 15,00    25,00                           25,00      110,00                           110,00     (4) 80,00
O Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento é Credor. Nesta situação a empresa tem IVA a pagar no valor de 85,00

1.1.1.1  Contabilização no Razão esquemático do pagamento do IVA

1o4.4 ESTADO                                          4.4 ESTADO                           
           D 4.4.3.7 IVA a pagar    H                      D 4.4.3.5 IVA apuramento H      
                                    
                              85,00                                                 85,00                      


2o              4.4 ESTADO
             D 1.1 CAIXA / 1.2 BANCOS   H       D 4.4.3.7 IVA a pagar     H      
                                    
                                          85,00         P/ pagamento  85,00

1.1.1.2  Contabilizações do pedido de reembolso do IVA a recuperar


1o                             4.4 ESTADO                                                            4.4 ESTADO
D   4.4.3.5 IVA apuramento                      D                    4.4.3.8 IVA a recuperar  H

                                                            Transferência



2o4.4 ESTADO                                                   4.4 ESTADO
D   4.4.3.8 IVA a recuperar H               D 4.4.3.9 IVA reembolsos pedidos H

                                                            Transferência



                                  

Capitulo IV

1. Considerações finais

O presente relatório teve como objectivos descrever as actividades realizadas no período de estágio e foi possível no período de estágio, a aquisição de experiencias profissionais no que concerne ao ambiente do trabalho, relacionamento com os colegas de trabalho assim como outras experiencias profissionais. Para fazer face as abordagens tidas neste relatório, conclui-se que, o estágio profissional desempenha um papel preponderante na integração profissional dos estudantes, visto que este confronta os conhecimentos teóricos, obtidas ao longo do curso com a prática, ou seja, a aplicação dos conhecimentos obtidos no decorrer do curso, o saber fazer.
Para tal, o estágio profissional, teve a sua realização na FEBECA consultor, Lda, uma empresa de consultoria ambiental que tem a missao  de Fornecer serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes, para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização, confiabilidade e precisão dos serviços prestados.
Actualmente a FEBECA, Lda, depara-se com diversos problemas economicas devido a situacao politico-militar que contribuiu negativamente para o fraco rendimento.







2. Recomendações

Durante o período vivido naquela empresa de seguros, há como recomendações a deixar de modo que haja uma melhoria ou aderência nos seus servicos, tais como:
a.      Disponibilidade de meios de transporte para a realizacao em tempo e hora das actividades;
b.     Aumento ou reforço do pessoal;
c.      Uso de sistema de gestao para a realizacao das suas actividades;
d.     Uso de uniformes.

3. Bibliografia

1       ACIS. Quadro legal para impostos em Moçambique. 12ª Edição. Maputo, 2011.
2       BENTO, O. (1996). Planificação. Lisboa: Livros HorizonteBORGES, A. Rodrigues, A. e Rodrigues, R. (2000) Elementos de Contabilidade Geral.17aEdição. Lisboa.
3       CHIAVENATO, I. (1999)  Introdução à teoria geral da administração Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Campos.
4       Constituição da República de Moçambique de 1990
5       GIL, A.C. (1991) Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
6       IUDICIBUS, Sérgio et al. (1998).Contabilidade introdutória.9. ed. São Paulo: Atlas.
7       KOHAMA, H. (2000) Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 7.ed. São Paulo: Atlas.
8       LE CORBUSIER (2004)  planeamento urbano; são Paulo: editora perspectiva.
9       LISBOA, Lázaro Plácido, (1996). Ética Geral e Profissional em contabilidade-2ª Ed- São Paulo:atlas.
10    LOUSÃ, A. PEREIRA, P. LAMBERT, R. LOUSÃ, M. D. (2010) Contabilidade geral e analítica, Nível 3, Porto, Porto editora.
11    MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. (1999)Técnicas de pesquisa.4ª Ed. São Paulo: Atlas.
12    MARION, José Carlos. (1993). Contabilidade Empresarial - 5ª ed – São Paulo: atlas.
13    MATARAZZO, Dante C. (1998).Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial.5 ed. São Paulo : Atlas.
14    Robert's Rules of Order Newly Revised (2000), 10th edition, Perseus Books Group, Cambridge MA,
15    JOSE (2002) Carlos Marion , Contabilidade Basica. 6ª ed – São Paulo: atlas.







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