Índice
Dedicatória…………………………………………………………………………………………I
Agradecimento……………………………………………………………………….……………II
Plano de Estagio……………………………………………………………………………….....III
Cronograma……………………………………………………………………………………....IV
Lista de Figuras……………………………………………………………………………………V
Lista de Siglas e abreviaturas………………………………………………………………..…...VI
Resumo…………………………………………………………………………………………VIII
Anexos…………………………………………………………………………………………....20
1. Introdução
O relatório de estágio surge no contexto do ciclo de estudos
tendente à obtenção do nível médio no curso de contabilidade atravez do
Instituto medio politecnico. Este corresponde a uma fase final em que dá a
conhecer o testemunho das actividades/tarefas e aprendizagens, que foram
desenvolvidas ao longo do estágio na instituição que acolheu para efeito,
empresa FEBECA, uma empresa de consultoria ambiental.
Esta modalidade de estágio tinha como objectivo o conhecimento, numa
organização, de domínios ligados ao contexto político e administrativo em que a
organização exerce a sua actividade, também como se organiza e faz-se a sua
gestão, interacção com a comunidade e as entidades locais. Participando activamente num contexto real de trabalho, procurei
construir bases, desenvolver as competências necessárias e ganhar um certo
desenvolvimento, fundamental para integrar de um modo mais consistente uma
função profissional. Quando menciono aqui o desejo de integrar o “mercado de
trabalho” refiro-me a um vínculo minimamente estável que me permita desenvolver
e aprofundar outras áreas na vida profissional.
O estágio profissional, como uma forma de complemento e
desenvolvimento profissional, serviu de pilar para auferir a estabilidade
profissional e académica. Contudo, este processo em que o estágio se assume
como um projeto de vida, fase que considera-se importante pois permite uma
maior facilidade no acesso ao mercado de trabalho, tendo como objectivos,
desenvolver competências interpessoais, como a capacidade de resolução de
problemas, auto motivação e lidar com as frustrações; desenvolver competências
relacionais de trabalho em equipa, de gestão de conflitos e ainda, competências
profissionais desde a concepção, organização, gestão da área de intervenção.
Para proporcionar uma maior facilidade na assimilação do conteúdo do estágio,
este estrutura-se da seguinte forma:
No primeiro capítulo apresenta-se a identificação da empresa FEBECA
consultoria, e uma abordagem sobre o histórico da Empresa.
No segundo capítulo aborda-se sobre a descrição e a caracterização
da estrutura hierárquica da Empresa.
O terceiro capítulo, aborda sobre as actividades desenvolvidas na
área de estágio.
E por fim, no quarto capitulo as consideracoes finais e
recomendacoes.
Capitulo I
Apresentação e historico da Instituição estagiada
A Febeca Consultoria, Ldasediada na Cidade de Quelimane,
é uma empresa, treinamento e serviços fo calizado
nas áreas de: Estudos em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Estudos de
Avaliação Ambiental Simplificado (EAS), Elaboração de Planos de Gestão
Ambiental, Planos de Produção Mineiro, Relatórios Anuais de Actividades
Mineiras, Estudos Hidrológicos, Maneio florestais e prestação de serviços.
Esta empresa que foi criada 2006, e actualmente ela
contem 6 trabalhadores dos quais
director executivo,Chefe do departamento, que controla os recursos humanos e
área da pesquisa,
A Febeca Consultoria, Lda está preparada para fazer parceria com
outras empresas de Consultoria dentro e fora do País, receber estagiários de
diferentes áreas e que necessitam de conhecimentos sobre Estudos de Avaliação
Ambiental, Saneamento do Meio, Avaliação dos programas de Educação, Currículo
Local e áreas afins.
Em suma:
a)
Estudos de Avaliação de Impacto
Ambiental
b)
Elaboração de Planos de Gestão
Ambiental;
c)
Planos de Produção Mineiro;
d)
Relatórios Anuais de
Actividades Mineiras;
e)
Estudos Hidrológicos, Maneio
florestais;
f)
Mapeamento usando GIS, GPS e
dados de sensoriamento remoto (uso de imagens de satélites);
g)
Avaliação em programas de
Educação a nível distrital, provincial e produção dos relatórios de impacto.
h)
Promoção de sustentabilidade no
abastecimento de água, higiene e saneamento rural;
i)
Serviços de consultoria e ajuda
técnica, manutenção e criação de base de dados espaciais e não espaciais;
Missão
Fornecer
serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes,
para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização,
confiabilidade e precisão dos serviços prestados.
Visão
Ser um
referencial de excelência em executar serviços de consultoria de meio ambiente
que encantem os seus clientes e contribuam positivamente para o sucesso dos
seus parceiros, colaboradores e para a sociedade.
Responsabilidades / Valores
Febeca
pretende produzir benefícios de desenvolvimento entre o investidor, as
comunidades e ambientais em todo o País, de acordo com as suas linhas de
consultoria. Encaraa essência do desenvolvimento sustentável, providenciando
apoio técnico para projectos que assegurem o desenvolvimento das comunidades,
conservem e reabilitem o meio natural.
Procra demonstrar as acções dos investidores podem
manter o balanço entre as necessidades de subsistênciahumana e os imperativos
ambientais, e interliga assuntos globais, nacionais e locais, através de
abordagens, transparentes, participativas e de desígnio nacional na
planificação, desenho e implementação de projectos.Outro importante mecanismo
de acção é efectuado através do estabelecimento de parcerias com os
colaboradores na implementação de estratégias de conservação e desenvolvimento
locais e nacionais.
Febeca Consultoria, Lda surge como
necessidade de proporcionar aos investidores um ambiente saudável no seu
investimento, providenciando a prestação de serviços de consultoria a nível
local.
Política da empresa
Trabalhar de acordo com a legislação
pertinente, oferecendo soluções criativas aos seus clientes, tudo com ética e
responsabilidade social.
ü Conceptual
e descrever os procedimentos de funcionamento da instituição;
ü Fazer o balanço das entradas e
saídas diárias, assim como o balanço da rendibilidade da instituição.
Para o alcance dos objectivos definidos, foi
utilizada a pesquisa qualitativa de caracter exploractória. De acordo com Lakatos e Marconi, (1991), pesquisa exploractória é aquela que visa proporcionar maior explicidade
possível. Esta pesquisa foi desenvolvida através da: pesquisa bibliográfica,
entrevista e estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica
visa a comprensao dos aspectos teóricos ligados ao trabalho, particularmente no
que respeita a seguro e seus intervenientes, bem como o estágio supervisionado.
Para tal, utlizou-se material bibliográfico disponivel sobre o tema “Seguros e
Estágio” e a consulta foi feita em páginas de internet.
A entrevista serviu para obter informação
acerca da empresa, o seu funcionamento e sua interação com a comunidade.
Coutinho
(2003), refere que quase tudo pode ser um “caso”: um indivíduo, um personagem,
um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade ou mesmo uma nação.
4. Referencial teorico
4.1. Conceitos
De acordo com Pimenta & Lima
(2004), estágio é uma actividade prática e teórica onde, numa compreensão
filosófica e sociológica, “a noção de ação é sempre referida a objetivos,
finalidades e meios, implicando a consciência dos sujeitos para essas escolhas,
supondo certo saber e conhecimento”. Dessa maneira, toda a ação ou prática tem
por base uma teoria, ainda que, muitas vezes, o sujeito da acção não tenha
consciência clara disto.
Tipos de estágio
O estagio divide – se em:
a)
Regulamentar ou Não
obrigatório; e
b)
Curricular ou obrigatório
i.
Regulamentar
ou Não obrigatório
é desenvolvido como actividade opcional. Proporciona
a capacitação para o exercício da profissão e aproveitamento técnico do
estudante.
ii.
Curricular
obrigatório cuja carga horária é requisito para á
aprovação e obtenção do diploma. É o estágio previsto no programa curricular da
instituição do ensino.
O Relatório de Estágio surge como
um documento reflexivo sobre a actuação e sobre o próprio processo reflexivo,
assumindo se como um instrumento passível de produzir novos entendimentos
provenientes da confluência entre o designado conhecimento teórico e tácito
adquirido ao longo do Estágio Profissional.
Neste sentido, “a reflexão não
deverá ser vista como um fim,mas sim um meio que concede aos indivíduos,
através de um processo de contextualização da acção, uma construção interna,
permitindo visualizar novas formas de operar, como desenvolver a aprendizagem
permanente através das situações profissionais no quadro de uma organização”
(Martins, 2011, p. 19).
A Contabilidade é uma técnica de registo ou de gestão que tem em vista a determinação
da situação patrimonial das empresas e apuração dos seus resultados ‟Lousã
2010”
Diário – de acordo com JOSE (2002: 60) é um livro obrigatório (exigido por lei)
em todas as empresas onde são registados os factos contabilísticos em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica
do dia mes e ano segundo.
Capitulo II
1. Apresentação
da Empresa
A Febeca Consultoria, Lda sediada na Cidade de
Quelimane, é uma empresa de treinamento e prestação de serviços focalizado
nas áreas de: Estudos em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), Estudos de
Avaliação Ambiental Simplificado (EAS), Elaboração de Planos de Gestão
Ambiental, Planos de Produção Mineiro, Relatórios Anuais de Actividades
Mineiras, Estudos Hidrológicos, Maneio florestais e prestação de serviços.
Esta empresa que foi criada 2006, e actualmente ela
contem 6 trabalhadores dos quais
director executivo,Chefe do departamento, que controla os recursos humanos e
área da pesquisa,
A Febeca Consultoria, Lda está preparada para fazer parceria com
outras empresas de Consultoria dentro e fora do País, receber estagiários de
diferentes áreas e que necessitam de conhecimentos sobre Estudos de Avaliação
Ambiental, Saneamento do Meio, Avaliação dos programas de Educação, Currículo
Local e áreas afins.
Em suma:
j)
Estudos de Avaliação de Impacto
Ambiental
k)
Elaboração de Planos de Gestão
Ambiental;
l)
Planos de Produção Mineiro;
m)
Relatórios Anuais de
Actividades Mineiras;
n)
Estudos Hidrológicos, Maneio florestais;
o)
Mapeamento usando GIS, GPS e
dados de sensoriamento remoto (uso de imagens de satélites);
p)
Avaliação em programas de
Educação a nível distrital, provincial e produção dos relatórios de impacto.
q)
Promoção de sustentabilidade no
abastecimento de água, higiene e saneamento rural;
r)
Serviços de consultoria e ajuda
técnica, manutenção e criação de base de dados espaciais e não espaciais;
2.1. Missão
Fornecer
serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes,
para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização,
confiabilidade e precisão dos serviços prestados.
2.2. Visão
Ser um
referencial de excelência em executar serviços de consultoria de meio ambiente
que encantem os seus clientes e contribuam positivamente para o sucesso dos
seus parceiros, colaboradores e para a sociedade.
2.3. Responsabilidades / Valores
Febeca
pretende produzir benefícios de desenvolvimento entre o investidor, as
comunidades e ambientais em todo o País, de acordo com as suas linhas de consultoria.
Encaraa essência do desenvolvimento sustentável, providenciando apoio técnico
para projectos que assegurem o desenvolvimento das comunidades, conservem e
reabilitem o meio natural.
Procra demonstrar as acções dos investidores podem
manter o balanço entre as necessidades de subsistênciahumana e os imperativos
ambientais, e interliga assuntos globais, nacionais e locais, através de
abordagens, transparentes, participativas e de desígnio nacional na
planificação, desenho e implementação de projectos.Outro importante mecanismo
de acção é efectuado através do estabelecimento de parcerias com os
colaboradores na implementação de estratégias de conservação e desenvolvimento
locais e nacionais.
Febeca Consultoria, Lda surge como
necessidade de proporcionar aos investidores um ambiente saudável no seu
investimento, providenciando a prestação de serviços de consultoria a nível
local.
2.4. Política da empresa
Trabalhar de acordo com a
legislação pertinente, oferecendo soluções criativas aos seus clientes, tudo
com ética e responsabilidade social.
Capitulo III
Segundo Robbins (2006), entende
estrutura orgânica como as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e
coordenadas dentro de uma orgarnização de empresa.
Fig. 1. Estrutura da FABECA
consultoria

Fonte: FEBECA consultor Lda.
De acordo com REVISED (2000: P 54), O Director executivo é o profissional responsável por funções gerenciais
importantes em uma empresa e possui conhecimentos profundos da área em que
atua. Ele pode exercer suas atividades nos mais diversos setores, mercados e
departamentos: multinacionais, mercado de artes, comunicação, administração,
recursos humanos, etc.
Na FABECA consultoria,
o director executivo, desempenha as funcoes de gestao, monitoria das actividades desenvolvidas pela empresa e
desenho de plano de actividades.
Chefe do Departamento - Ainda REVISED, este, tem as funcoes de assegurar o funcionamento de cada
departamento. E cabem –lhe as seguintes funcoes:
a) O
Acompanhamento e fiscalização das actividades da empresa no departamento e
terreno;
b) O
Controlo da eficácia e eficiência das actividades no departamento da empresa.
Para este departamento, somente existe 2
trabalhadores e que desenvolvem actividades que consiste em executar a política de recursos humanos da Febeca Consultoria, Lda,
assim como formalizar o provimento dos cargos isolados e de carreira, com a
realização de concursos públicos.
O Departamento Administrativo e Financeiro tem como missão assegurar a gestão
administrativa, económica, financeira e patrimonial de acordo com as directivas
dos órgãos de gestão, compreendendo os seguintes serviços:
Contabilidade – que consiste em
registar todos os factos patrimoniais da FABECA consultor, bem como o calculo e
pagamento do impos e a elaboracao de relatorios
financeiros.
Capitulo III
1. Actividades Desenvolvidas na Área de Estágio
Organização dos recibos
Registo das entradas e saídas de
valores monetários da empresa
Emissão de ordens de pagamentos
Calculo e apuramento do IVA
2. Descrição das actividades realizadas
Organização dos recibos - Esta actividade consiste no processo de organizar os recibos em gavetas
dos armários da instituição, esta organização é feita de uma forma cronológica
crescente em funcao das datas dos recibo emitidos. O processo visa uma maior
facilidade na localização dos mesmos a qualquer momento.
Registo das entradas e saídas de valores monetários da empresa - Esta operação consiste no registo
das entradas e saídas em modelos apropriados, ditadas pela política da empresa,
visando o maior controlo das contas da empresa.
Emissão de ordens de pagamentos - Este documento
(ordem de pagamento) é usualmente utilizado pelas empresas especialmente pela
FABECA consultor, Lda, para fazer face
algumas despesas da empresa, isto é, quando se pretende retirar dinheiro em
caixa. Exemplo, quando é solicitado um canalizador para concertar um tubo
rompido. Consiste na emissão de documento apropriado para justificar a saída de
uma importância para a realização de algumas despesas da instituição.
Calculo e apuramento do IVA
IVA - define-se como uma prestação pecuniária
compulsivo e de carácter unilateral, cujo objectivo é gerar recursos orientados
prioritariamente para o financiamento da prestação de serviços que visem a
satisfação de necessidades públicas. (ATKINSON, 1977).
De acordo ACIS (2011: 34), o IVA incide sobre as despesas e sobre o consumo e a taxa do mesmo é de 17%.
importa referir que modelo (a) declaração periodica, que é o modelo
do IVA inicialmente apresentada pode ser retificada, dentro do prazo
estabelecido no numero1 do artigo 36 por um outro modelo B nãopoderá ser
utilizado, para efeitos de dedução, sem comunicação previa dos Serviços Fiscais
,A lei nº 03/98 (do codigo do ivacitado por Graça Idalia Magane)estabelece que
o iva incide sobre o valor de transmissõesde bens e prestações de serviços
realizados no território nacional, bem como as importações de bens, basicamente
suportado no final, sendo os agentes econômicos entidades encarregues de
proceder a liquidação (registo), cobrança do Imposto ao EstadoNa fase de
apuramento do IVA, primeiro transfere-se o valor do IVA registado na Subconta
4.4.3.3 IVA liquidado para a Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento. Para o efeito
debita-se a 1a Subconta e Credita-se a 2a.
Segundo transfere-se o valor do IVA registado na Subconta 4.4.3.2
IVA dedutível para a Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento. Para o efeito debita-se a
2a subconta e credita-se a 1a. Transfere-se também o
valor do IVA registado na Subconta 4.4.3.4 IVA Regularizações para a Subconta
4.4.3.5 IVA apuramento.
N.B: Se o Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento for Credor, a
empresa tem IVA a pagar, e debita-se esta Subconta por contrapartida da 4.4.3.7
IVA a pagar.
Se o Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento for Devedor, a empresa
tem IVA a recuperar, e credita-se esta Subconta por contrapartida da 4.4.3.8
IVA a recuperar.
N.B: O Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento é Credor quando o
IVA liquidado (IVA das vendas) for superior ao IVA dedutível (IVA das compras e
despesas) e é Devedor quando o IVA liquidado (IVA das vendas) for inferior ao
IVA dedutível (IVA das compras e despesas).
Durante o processo de apuramento do IVA, as Subcontas 4.4.3.2 IVA
dedutível; 4.4.3.3 IVA liquidado; e 4.4.3.4 IVA regularizações, apresentam
saldo nulo.
1.1.1 Contabilização do apuramento do IVA no Razão
esquemático
Exemplo de transferência do IVA liquidado e do IVA
dedutível.
Dispositivo bilateral – neste dispositivo cada conta ocupa emregra
um fólio,ou duas páginas abertas, sendo a da esquerda para o débito e a da
direita pra o crédito. A disposição das partes componentes dos lançamentos é a
seguinte:
Exemplo
4.4 ESTADO 4.4 ESTADO 4.4 ESTADO






(1) 10,00 (3)
30,00


O Saldo da Subconta 4.4.3.5 IVA apuramento é Credor. Nesta situação
a empresa tem IVA a pagar no valor de 85,00
1.1.1.1 Contabilização no Razão esquemático do pagamento do
IVA
1o4.4 ESTADO 4.4
ESTADO





2o 4.4
ESTADO




85,00 P/ pagamento 85,00
1.1.1.2 Contabilizações do pedido de reembolso do IVA a
recuperar
1o
4.4 ESTADO
4.4 ESTADO





2o4.4 ESTADO 4.4 ESTADO





Capitulo IV
1. Considerações finais
O presente relatório teve como
objectivos descrever as actividades realizadas no período de estágio e foi
possível no período de estágio, a aquisição de experiencias profissionais no
que concerne ao ambiente do trabalho, relacionamento com os colegas de trabalho
assim como outras experiencias profissionais. Para fazer face as abordagens
tidas neste relatório, conclui-se que, o estágio profissional desempenha um
papel preponderante na integração profissional dos estudantes, visto que este
confronta os conhecimentos teóricos, obtidas ao longo do curso com a prática,
ou seja, a aplicação dos conhecimentos obtidos no decorrer do curso, o saber
fazer.
Para tal, o estágio profissional, teve a sua
realização na FEBECA consultor, Lda, uma empresa de consultoria ambiental que
tem a missao de Fornecer
serviços estudos em avaliação de impacto ambiental e ideiasdos ses clientes,
para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização,
confiabilidade e precisão dos serviços prestados.
Actualmente
a FEBECA, Lda, depara-se com diversos problemas economicas devido a situacao
politico-militar que contribuiu negativamente para o fraco rendimento.
2. Recomendações
Durante o período vivido naquela empresa de seguros, há como
recomendações a deixar de modo que haja uma melhoria ou aderência nos seus
servicos, tais como:
a. Disponibilidade
de meios de transporte para a realizacao em tempo e hora das actividades;
b. Aumento
ou reforço do pessoal;
c. Uso
de sistema de gestao para a realizacao das suas actividades;
d. Uso
de uniformes.
3. Bibliografia
1 ACIS. Quadro legal para impostos em Moçambique. 12ª Edição. Maputo, 2011.
2 BENTO,
O. (1996). Planificação. Lisboa: Livros HorizonteBORGES, A. Rodrigues, A. e Rodrigues, R. (2000) Elementos de
Contabilidade Geral.17aEdição.
Lisboa.
3 CHIAVENATO,
I. (1999) Introdução à teoria
geral da administração Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Campos.
4 Constituição da República de Moçambique de 1990
5
GIL, A.C. (1991)
Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
6
IUDICIBUS, Sérgio et
al. (1998).Contabilidade introdutória.9.
ed. São Paulo: Atlas.
7 KOHAMA,
H. (2000) Contabilidade Pública:
Teoria e Prática. 7.ed. São Paulo: Atlas.
8
LE
CORBUSIER (2004) planeamento urbano; são Paulo: editora
perspectiva.
9
LISBOA, Lázaro Plácido, (1996). Ética Geral e Profissional
em contabilidade-2ª Ed- São Paulo:atlas.
10 LOUSÃ,
A. PEREIRA, P. LAMBERT, R. LOUSÃ, M. D. (2010) Contabilidade geral e analítica,
Nível 3, Porto, Porto editora.
11
MARCONI,
M. A.; LAKATOS, E. M. (1999)Técnicas de pesquisa.4ª Ed. São Paulo: Atlas.
12
MARION, José Carlos. (1993). Contabilidade Empresarial - 5ª
ed – São Paulo: atlas.
13
MATARAZZO, Dante C.
(1998).Análise financeira de balanços: abordagem
básica e gerencial.5 ed. São Paulo : Atlas.
14 Robert's Rules of Order Newly Revised
(2000), 10th edition, Perseus Books
Group, Cambridge MA,
15
JOSE (2002) Carlos Marion ,
Contabilidade Basica. 6ª
ed – São Paulo: atlas.
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