Avançar para o conteúdo principal

Marrabenta


Índice

















Resumo

A marrabenta teve a sua origem e desenvolveu-se em Lourenço Marques (atual Maputo) nos anos 50.
Na época colonial os grupos de música e dança tradicional só tinham a oportunidade de demostrar seus instrumentos e as suas músicas nos desfiles carnavalescos que aconteceu actualmente.
Era apresentado um ritmo tradicional alegre com uma melodia contagiante que acompanhava um determinado estilo de dança sensual.
A marrabenta e dançada de uma forma alegre onde as pessoas demostram as alegrias. E ela e dançada nas festas como: casamentos, aniversários, inventos familiares.
O vestuário usado e a capulana, a primeira marrabenta intitulada ELISA GOMARA SAIA.












Introdução

Neste presente trabalho teremos o privilegio de explanar de uma forma resumida acerca da dança tradicional “marrabenta”, onde focaremos mas a sua origem instrumentos de entre outros.



















MARRABENTA

Segundo muitas pesquisas feitas, esta dança nasceu e se desenvolveu em Lourenço marques (hoje Maputo) nos anos 50.Durante a época colonial, os grupos de musica e dança tradicional só tinham oportunidade de demos mostrar as danças, seus instrumentos e  suas musicas e variantes das suas culturas nos desfiles carnavalescos que acontecia anualmente. 
Segundo entrevista realizadas a vários músicos da época dos anos 50/60,relatam firmemente que num determinado momento de um desfile carnavalesco que passava pela Av. de angola junto ao bairro da mafalala, um determinado grupo folclórico vindo de Marracuene, apresenta um ritmo tradicional alegre, com uma melodia contagiante que acompanhava um determinado estilo de dança muito sensual o que fiz com que o publico aplaudisse de forma eufórica. Nessa altura já existia o grupo musical Dijambo, que atuavam na associação dos negros localizados no chamanculo. Alguns elementos desse grupo estavam inseridos no publico que assistia o desfile. Acharam interessente o ritmo que atraia o publico e a forma como as bailarinas dançam de forma entusiástica. A imagem do acontecimento e o ritmo ficou memorizado nas mentes desses músicos. Ao chegarem a sala de ensaio resolveram brincar com esse determinado ritmo acrescentando algumas notas musicais e criando uma melodia simpática. Dai surgiu a primeira marrabenta intitulado ELISA GOMARA SAIA. Na qual foi apresentada na festa do fim do ano que foi realizada no salão da associação dos negros. Segundo conta alguns elementos do grupo musical DJAMBO e segundo as historias contadas por algumas pessoas da época que estavam nesse baile, a musica foi bem aceite que um determinado bailarino ao dançam este ritmo gritava “Arrebenta, arrebenta” de forma a chamar toda a gente para a pista de dança. Dai surgido o nome arrebenta para “Marrabenta”.
Na primeira oportunidade que surgiu e com alguma ajuda do José Craveirinha e de outros amigos influentes o grupo Dijambo teve a possibilidade de poder ir tocar ao vivo a dita marrabenta na emissora radio clube, (actualmente radio Moçambique) num programa que era dirigida aos negros de Moçambique. Segundo reza a historia foi um sucesso absoluto por todo o pais no qual ouve a aderência de todos os ouvintes africanos e não só. Devido a PIDE e a grande descriminação e racismo existente nessa época, a musica ELISA GOMARA SAIA foi levada para angola para ser apresentada no festival da cancão em Portugal através do grupo angolano DUO OURO NEGRO.  
Com o fenómeno deste ritmo a nível radiofónico por todos os distritos de sul de Moçambique, surgiram vários correntes, tais como as dos maiores compositores da marrabenta DJUMA MUKATESICA e EMIDIU DJUMA MULENDE (estilo HUNSSE) que se dedicavam a compor musicas para casamentos e festas populares. Nesse época surgiu o grupo João domingos com o GONZANA com sonoridades ligadas ao latino Fany Pfumo que veio das minas sul africanas trazendo sonoridades misturadas com a Madjuba, o grande musico de Marracuene Dilon Djin Dji e Manjacanziano apresentando sonoridades mais tradicionais, Xindiminguana com sonoridades em fusão com alguns ritmos sul africanos e Gabriel Chiau com uma sonoridades mais urbana, alem de muitos outros grupos e artistas a solo.
Mais tarde surgiram muitos nomes que revolucionaram a marrabenta fundindo as com influência que cada um possuía no seu íntimo, tais: Wazimbo, Abdul Razaque (Sílio Paulino) Cassimo Davide, Coca-cola, Abdala Mubaraca, Alexandre Lamga, Alberto Mutcheca, Pedro Bem, Duo Sera, Hortencio Langa, Jose Mucavele, Jaimito, etc.
Apos a independência surgiu a famosa orquestra marrabenta que reuniu os grandes músicos daquela geração, músicos de craveiras diferentes que agarraram na marrabenta e a fundiram com ritmos tradicionais.
Atualmente a nova geração numa época de globalização vai recuperando os sucessos do passado dando-lhes novas roupagens sonoras de forma que possa chegar a outras fronteiras alem de criar novas formas de Marrabenta em fusão com ritmos internacionais e nacionais.
A verdade é este ritmo urbano e esta dança se manteve e se matem ao longo dos tempos e é uma das bandeiras de Moçambique.





Conclusão

Chegando ao final do trabalho, vimos que a marrabenta é uma das danças tradicionais mais importantes e aceites no nosso país, sendo assim chegamos a concluir que a marrabenta é considerada uma das danças pilares de Moçambique.


















Bibliografia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meio Envolvente das Empresas

1.      Introdução Definido de uma forma geral e simples, o meio envolvente de uma empresa é o contexto em que ela existe e realiza a sua actividade e que, de algum modo, influencia a forma como se comporta e desenvolve. Mas se o conceito de meio envolvente na sua essência não oferece dúvidas nem é objecto de controvérsias, a forma como pode ser apreendido e analisado de modo a tornar-se relevante para a condução da actividade empresarial já obriga a opções que podem ser de resolução difícil.   As formas de apreensão do meio envolvente propostas na literatura existente são múltiplas e referem-se a vertentes que, podendo por vezes sobrepor-se, dão ênfase a aspectos muito diversos. Isto significa que, na prática, se torna importante em primeiro lugar clarificar o sentido pertinente do conceito e, em segundo lugar, as dimensões e níveis de análise mais apropriadas ao objectivo que se pretende atingir. 1.1. Objectivos 1.1.1. ...

Relatório de Estagio realizado no Escritório de Contabilidade

Índice Dedicatória…………………………………………………………………………………………I Agradecimento……………………………………………………………………….……………II Plano de Estagio……………………………………………………………………………….....III Cronograma……………………………………………………………………………………....IV Lista de Figuras……………………………………………………………………………………V Lista de Siglas e abreviaturas………………………………………………………………..…...VI Resumo…………………………………………………………………………………………VIII 1. Introdução . 3 Capitulo I 4 1. Apresentação e historico da Instituição estagiada . 4 2. Objectivos . 6 3.1. Pesquisa Bibliografica . 6 Capitulo II 10 1. Apresentação da Empresa . 10 Capitulo III 12 1. Estrutura Orgânica . 12 Capitulo III 14 2. Descrição das actividades realizadas . 14 Capitulo IV .. 17 1. Considerações finais . 17 2. Recomendações . 18 3. Bibliografia . 19 Anexos…………………………………………………………………………………………....20 1. Introdução O relatório de estágio surge no contexto do ciclo de estudos tendente à obtenção do nível médio no curso de contabilidade ...