Índice
Resumo
A
marrabenta teve a sua origem e desenvolveu-se em Lourenço Marques (atual Maputo)
nos anos 50.
Na
época colonial os grupos de música e dança tradicional só tinham a oportunidade
de demostrar seus instrumentos e as suas músicas nos desfiles carnavalescos que
aconteceu actualmente.
Era
apresentado um ritmo tradicional alegre com uma melodia contagiante que
acompanhava um determinado estilo de dança sensual.
A
marrabenta e dançada de uma forma alegre onde as pessoas demostram as alegrias.
E ela e dançada nas festas como: casamentos, aniversários, inventos familiares.
O
vestuário usado e a capulana, a primeira marrabenta intitulada ELISA GOMARA
SAIA.
Introdução
Neste
presente trabalho teremos o privilegio de explanar de uma forma resumida acerca
da dança tradicional “marrabenta”, onde focaremos mas a sua origem instrumentos
de entre outros.
MARRABENTA
Segundo
muitas pesquisas feitas, esta dança nasceu e se desenvolveu em Lourenço marques
(hoje Maputo) nos anos 50.Durante a época colonial, os grupos de musica e dança
tradicional só tinham oportunidade de demos mostrar as danças, seus
instrumentos e suas musicas e variantes
das suas culturas nos desfiles carnavalescos que acontecia anualmente.
Segundo
entrevista realizadas a vários músicos da época dos anos 50/60,relatam
firmemente que num determinado momento de um desfile carnavalesco que passava
pela Av. de angola junto ao bairro da mafalala, um determinado grupo folclórico
vindo de Marracuene, apresenta um ritmo tradicional alegre, com uma melodia
contagiante que acompanhava um determinado estilo de dança muito sensual o que
fiz com que o publico aplaudisse de forma eufórica. Nessa altura já existia o
grupo musical Dijambo, que atuavam na associação dos negros localizados no chamanculo.
Alguns elementos desse grupo estavam inseridos no publico que assistia o
desfile. Acharam interessente o ritmo que atraia o publico e a forma como as
bailarinas dançam de forma entusiástica. A imagem do acontecimento e o ritmo
ficou memorizado nas mentes desses músicos. Ao chegarem a sala de ensaio
resolveram brincar com esse determinado ritmo acrescentando algumas notas
musicais e criando uma melodia simpática. Dai surgiu a primeira marrabenta
intitulado ELISA GOMARA SAIA. Na qual foi apresentada na festa do fim do ano
que foi realizada no salão da associação dos negros. Segundo conta alguns
elementos do grupo musical DJAMBO e segundo as historias contadas por algumas
pessoas da época que estavam nesse baile, a musica foi bem aceite que um
determinado bailarino ao dançam este ritmo gritava “Arrebenta, arrebenta” de
forma a chamar toda a gente para a pista de dança. Dai surgido o nome arrebenta
para “Marrabenta”.
Na
primeira oportunidade que surgiu e com alguma ajuda do José Craveirinha e de
outros amigos influentes o grupo Dijambo teve a possibilidade de poder ir tocar
ao vivo a dita marrabenta na emissora radio clube, (actualmente radio
Moçambique) num programa que era dirigida aos negros de Moçambique. Segundo
reza a historia foi um sucesso absoluto por todo o pais no qual ouve a
aderência de todos os ouvintes africanos e não só. Devido a PIDE e a grande
descriminação e racismo existente nessa época, a musica ELISA GOMARA SAIA foi
levada para angola para ser apresentada no festival da cancão em Portugal
através do grupo angolano DUO OURO NEGRO.
Com
o fenómeno deste ritmo a nível radiofónico por todos os distritos de sul de
Moçambique, surgiram vários correntes, tais como as dos maiores compositores da
marrabenta DJUMA MUKATESICA e EMIDIU DJUMA MULENDE (estilo HUNSSE) que se
dedicavam a compor musicas para casamentos e festas populares. Nesse época
surgiu o grupo João domingos com o GONZANA com sonoridades ligadas ao latino
Fany Pfumo que veio das minas sul africanas trazendo sonoridades misturadas com
a Madjuba, o grande musico de Marracuene Dilon Djin Dji e Manjacanziano
apresentando sonoridades mais tradicionais, Xindiminguana com sonoridades em
fusão com alguns ritmos sul africanos e Gabriel Chiau com uma sonoridades mais
urbana, alem de muitos outros grupos e artistas a solo.
Mais
tarde surgiram muitos nomes que revolucionaram a marrabenta fundindo as com influência
que cada um possuía no seu íntimo, tais: Wazimbo, Abdul Razaque (Sílio Paulino)
Cassimo Davide, Coca-cola, Abdala Mubaraca, Alexandre Lamga, Alberto Mutcheca,
Pedro Bem, Duo Sera, Hortencio Langa, Jose Mucavele, Jaimito, etc.
Apos
a independência surgiu a famosa orquestra marrabenta que reuniu os grandes
músicos daquela geração, músicos de craveiras diferentes que agarraram na marrabenta
e a fundiram com ritmos tradicionais.
Atualmente
a nova geração numa época de globalização vai recuperando os sucessos do
passado dando-lhes novas roupagens sonoras de forma que possa chegar a outras
fronteiras alem de criar novas formas de Marrabenta em fusão com ritmos
internacionais e nacionais.
A
verdade é este ritmo urbano e esta dança se manteve e se matem ao longo dos
tempos e é uma das bandeiras de Moçambique.
Conclusão
Chegando
ao final do trabalho, vimos que a marrabenta é uma das danças tradicionais mais
importantes e aceites no nosso país, sendo assim chegamos a concluir que a
marrabenta é considerada uma das danças pilares de Moçambique.
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