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Modelo de 5 Forcas de Porter


Análise da Competitividade do Mercado
Análise das 5 Forças  de   Porter
   
         Modelo das Forças Competitivas
                       de   Marketing
                  
     Análise Competitiva do Mercado
O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre  empresas.
Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Utilizam essas forças em uma empresa, que afectam a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar omercado.
Análise das Cinco Forças de Porter
1ª passo - Analise o grau de rivalidade entre os concorrentes do seu mercado
Para cumprir a análise desse que é considerado por Porter o principal factor ou força, deve-se levar em conta critérios como o número de concorrentes, as características de cada um, o nível de publicidade, o grau de diferenciação, entre outros.
Análise das Cinco Forças de Porter
2º passo - Saiba até que ponto seus clientes podem negociar
Não dá para pensar na sua estratégia sem levar em conta o poder de quem, no fim das contas, banca o negócio. Os clientes querem preço baixo e alta qualidade. Mas até onde eles podem ir em nome disso? Saiba quem é seu cliente. Entenda o que ele tem em mãos para negociar . Se sabe, por exemplo, que seu concorrente do lado tem um produto igual e consegue vender mais barato, ofereça vantagens (melhor parcelamento, garantias etc.) para que seu consumidor não decida sair e comprar do outro.
Análise das Cinco Forças de Porter
3º passo - Saiba até que ponto seus fornecedores podem negociar
As decisões tomadas pelos fornecedores podem ser determinantes para o sucesso ou o fracasso de sua estratégia. Digamos que você é dono de uma rede de sorveterias e precisa comprar sempre muito leite, produto sem o qual seu negócio pára. Sabendo disso, seu melhor fornecedor resolve aumentar o preço. Você pode optar por mudar e comprar de outro fornecedor. Mas aquele, mesmo com o preço mais alto, acaba garantido o melhor resultado (prazos de entrega, qualidade do produto etc.). Como você vai se impor, então, diante dessa situação?
Análise das Cinco Forças de Porter
4º passo - Identifique as barreiras e saiba como se livrar delas
Ao tentar conquistar uma fatia do segmento em que você pretende actuar, prepare-se para as barreiras. Se o mercado impõe muitas, a inserção de seu empreendimento nele pode ser dificultada e sua estratégia precisará comportar ações para enfrentar esses obstáculos. Se você quer abrir um posto de combustível, por exemplo, é importante saber o poder de mercado dos concorrentes instalados nas redondezas, como você vai poder competir com eles no  preço e localização etc.
Análise das Cinco Forças de Porter
5º passo - Como enfrentar os produtos substitutos
Segundo a análise das Cinco Forças de Porter, um produto substituto é um produto que pode servir para satisfazer a mesma necessidade do consumidor. Pode passar despercebido porque não concorre directamente com o produto da empresa actuante, mas em um futuro próximo, pode fazer com que os clientes da empresa actuante diminuam ou até acabem.
Historicamente produtos substitutos já deixaram muitas empresas em má situação. Como exemplos temos a Xerox, que demorou em notar que estava perdendo espaço para a HP com suas impressoras, a Kodak demorou em entrar com firmeza no mercado de fotografia digital e viu a Sony dominar o mercado, e os fabricantes de máquinas de escrever fecharam as portas com o surgimento dos computadores pessoais.

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