•Análise da Competitividade do Mercado
•Análise das 5 Forças de
Porter
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Modelo das Forças Competitivas
de Marketing
Modelo das Forças Competitivas
de Marketing
•
Análise Competitiva do Mercado
O modelo das Cinco Forças de Porter,
concebido por Michael Porter, foi
publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a
estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da
competição entre
empresas.
Considera cinco
factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que
se possa desenvolver uma estratégia empresarial
eficiente.
Utilizam essas forças em
uma empresa, que afectam a sua
capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer
uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise)
para reavaliar omercado.
•Análise das Cinco Forças de
Porter
•1ª passo - Analise o grau de rivalidade entre os concorrentes
do seu mercado
•Para
cumprir a análise desse que é considerado por Porter o principal factor ou força, deve-se
levar em
conta critérios como o número de concorrentes, as características de cada um, o
nível de publicidade, o grau de diferenciação, entre outros.
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• Análise das Cinco Forças de Porter
2º passo - Saiba até que ponto seus clientes podem negociar
Não dá
para pensar na sua
estratégia sem levar em conta o poder de quem, no fim das contas, banca o
negócio. Os clientes
querem preço baixo e alta qualidade. Mas até onde eles podem ir em nome disso?
Saiba quem é seu cliente. Entenda o que ele tem em mãos para negociar . Se sabe, por
exemplo, que seu concorrente do lado tem um produto igual e consegue vender
mais barato, ofereça vantagens (melhor parcelamento, garantias etc.) para que
seu consumidor não decida sair e comprar do outro.
• Análise das Cinco Forças de Porter
3º passo - Saiba até que ponto seus fornecedores podem negociar
As
decisões tomadas pelos fornecedores podem ser determinantes para o sucesso ou o
fracasso de sua estratégia. Digamos que você é dono de uma rede de sorveterias
e precisa comprar sempre muito leite, produto sem o qual seu negócio pára. Sabendo
disso, seu melhor fornecedor resolve aumentar o preço. Você pode optar por
mudar e comprar de outro fornecedor. Mas aquele, mesmo com o preço mais alto,
acaba garantido o melhor resultado (prazos de entrega, qualidade do produto
etc.). Como você vai se impor, então, diante dessa situação?
•Análise das Cinco Forças de Porter
4º passo - Identifique as barreiras e saiba como se livrar
delas
Ao tentar
conquistar uma fatia do segmento em que você pretende actuar,
prepare-se para as barreiras. Se o mercado impõe muitas, a inserção de seu
empreendimento nele pode ser dificultada e sua estratégia precisará comportar ações para
enfrentar esses obstáculos. Se você quer abrir um posto de combustível, por
exemplo, é importante saber o poder de mercado dos concorrentes instalados nas
redondezas, como você vai poder competir com eles no preço e
localização etc.
• Análise das Cinco Forças de Porter
5º passo - Como enfrentar os produtos substitutos
Segundo a
análise das Cinco Forças de
Porter, um produto substituto é um produto
que pode servir para satisfazer a mesma necessidade do consumidor. Pode passar
despercebido porque não concorre directamente
com o
produto da empresa actuante, mas em
um futuro próximo, pode fazer com que os clientes da empresa actuante diminuam
ou até acabem.
Historicamente
produtos substitutos já deixaram muitas empresas em má
situação. Como exemplos temos a Xerox, que
demorou em notar que estava perdendo espaço para a HP com suas impressoras, a
Kodak demorou em entrar com firmeza no mercado de fotografia digital e viu a
Sony dominar o mercado, e os fabricantes de máquinas de escrever fecharam as
portas com o surgimento dos computadores pessoais.
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