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Método de Custeio ABC



Índice

 

 

 

 

 

 

 



1.     Introdução


A gestão de custos, todavia, está além das técnicas tradicionais da contabilidade. Sob o enfoque Contabilístico, os custos podem ser analisados como Custo Contabilístico e Custo Gerencial. O Custo Contabilístico, subordinado à Contabilidade Financeira, está disciplinado por normas legais técnicas (princípios contábeis), fiscais (compulsoriedade na aplicação das leis) e societárias (fatos passados e rigidez formal). O Custo Gerencial, embora não objectivo desrespeitar as leis, não está vinculado a elas. Compromete-se com a eficiência pela redução dos gastos, através de estudos e análises voltados para a mudança de processos, gestão financeira adequada e para o atendimento de questões especiais relacionadas com a logística do atendimento coreto aos clientes.
As mudanças de processos e comportamentos são o foco de um plano estratégico elaborado e posto em prática nas empresas. O perfil dos mercados de bens e serviços mostra que a sempre sãs bem preparadas são sempre vitoriosas: os bens dos incompetentes são transferidos para o património dos competentes.
A boa gestão de custos tem seu grande objectivo na maximização dos lucros, cuja eficácia mais contundente é a conquista natural da liderança em custos. É esta a estratégia competitiva principal para levar uma empresa a conquistar mais fatias e permanência assegurada no mercado.




















2.     Objectivos

 

2.1.Geral

·       Compreender sobre método de Custeio Baseado na Actividade

2.2.Especifico

·       Conceituar o Método ABC
·       Estudar como funciona
·       Descrever vantagens e desvantagens


 

3.     Metodologia

Segundo GIL (1999, p. 42), método é “um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” necessário à investigação científica. Como o conhecimento científico fundamenta-se na razão, precisa ser sistemático, a fim de que possa ser testado e comprovado por outros membros da comunidade científica, daí a necessidade do método. Para a materialização deste trabalho aplicou-se o método bibliográfico.
Pesquisa é um conjunto de acções, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. As pesquisas, conforme as abordagens metodológicas que englobam, são classificadas em dois grupos distintos – o quantitativo e o qualitativo. O primeiro obedece ao paradigma clássico (positivismo) enquanto o outro segue o paradigma chamado alternativo (VERGARA, 2004).
Nesta pesquisa utilizou-se o tipo de pesquisa qualitativo, por ser se mostrar apropriado para a concretização dos objectivos.

4.     Custeio ABC

Custeio ABC - Activity Based Costing, que traduzindo para o português significa Custeio Baseado em Actividades.
Este Método de Custeio originou-se na década de 60 nos Estados Unidos pela General Eletric, sendo mais difundido na década de 80. No Brasil este sistema ainda se encontra em análise devido as dificuldades de implantação.
Vale ressaltar, que não há um método de custeio perfeito, portanto, este método é a mais nova tentativa de aprimorar as formas de apuração de custos e consequentemente de resultados. Tem como objectivo principal a alocação, mais criteriosa, dos custos indirectos e das despesas (overhead) aos bens ou serviços, a fim de reduzir as distorções provocadas pela arbitrariedade do rateio.
Sua aplicação é recomendável para empresas com as seguintes características: que apresentem Custos Indirectos relevantes em relação aos Custos Totais, sendo necessário sua alocação, a fim de determinar com maior precisão o custo do produto ou serviço; que produzem grande variedade de produtos ou serviços no mesmo ambiente, com quantidades variadas e processos produtivos diferenciados; que trabalham com clientela diversificada em termos de volume de encomendas, de especificações especiais, de serviços adicionais etc.
Para as finalidades do Sistema ABC, define-se Actividade como sendo uma conjugação coordenada de recursos (mão-de-obra, materiais, tecnologia e ambiente) visando a produção de um determinado bem ou serviço.”
4.1.Importância e utilização do ABC
A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades. Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correcções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.

4.2.Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio abc


Vantagens


Como vantagens podemos ressaltar:

·        Informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
·        Adequa-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
·        Menor necessidade de rateios arbitrários;
·        Atende aos princípios fundamentais de contabilidade (similar ao custeio por absorção);
·        Obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;
·        Proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
·        Identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos;
·        Identifica o custo de cada actividade em relação aos custos totais da entidade;
·        Pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais e serviços, com ou sem fins lucrativos);
·        Pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade;
·        Pode fornecer subsídios para gestão económica, custo de oportunidade e custo de reposição;
·        Possibilita a eliminação ou redução das actividades que não agregam valor ao produto.

Desvantagens

 

Por outro lado, pode-se enumerar como desvantagens:

·        Gastos elevados para implantação;
·        Alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados;
·        Necessidade de revisão constante;
·        Leva em consideração muitos dados;
·        Informações de difícil extracção;
·        Dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;
·        Necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;
·        Dificuldade na integração das informações entre departamentos;
·        Falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento;
·        Necessidade de formulação de procedimentos padrões;
·        Maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.

5.     Operacionalização


Este método consiste em alocar todos os custos ins e as despesas às actividades e em seguida alocar os custos das actividades aos produtos e serviços, conforme esquema demonstrado a seguir. A forma de alocação dos custos ins e das despesas são através de rastreamento.

Diferença entre rateio e rastreamento: rateio é uma forma arbitrária e subjectiva de alocar os custos aos produtos e serviços, enquanto o rastreamento procura determinar a verdadeira relação entre o custo e a actividade através dos Direcionadores de Custos (Cost Drivers).
Estes direcionadores têm a finalidade de determinar a forma de rastreamento dos custos e sua alocação às Atividades e em seguida aos Produtos. Os Direcionadores de Custos estão divididos em duas categorias:
Direcionadores de Recursos: determinam como alocar os custos da empresa às actividades, uma vez que essas consomem recursos.
Direcionadores de Actividades: determinam como alocar os custos das actividades aos produtos, uma vez que esses consomem actividades.

Quando não se consegue estabelecer um direccionador de actividades, ou seja, não houve uma verdadeira relação entre a actividade e o produto, os recursos não serão apropriados aos produtos por meio de rateio, entrarão num centro de custo chamado, por exemplo, ociosidade. Dessa forma, a soma dos resultados dos produtos será diferente do resultado global da empresa.
Há uma importante diferença entre os Custeios ABC e o Absorção: se algum produto for retirado de linha, os custos indirectos que estavam alocados a ele e que não foram eliminados, pelo Custeio por Absorção, serão transferidos para os produtos remanescentes e pelo Custeio ABC serão alocados como ociosidade. Essa é uma considerável vantagem do ABC em relação ao Absorção, pois os produtos remanescentes não serão penalizados pela decisão de se eliminar algum outro produto.

Exemplo de determinação dos Direcionadores de Atividades



      Compras



6.     Exemplo do sistema ABC aplicável ao comércio


A título de exemplo vamos considerar uma aplicação do custeio abc no comércio varejista, onde a principal questão é a lucratividade, representada pela diferença entre as receitas e os custos distribuídos a cada produto. No setor comercial os custos diretos são de fácil identificação, pois são representados pelo custo das mercadoria vendidas (cmv), porém o rateio dos custos indiretos é que acaba distorcendo o resultado da lucratividade por produto, pois normalmente são distribuídos de forma generalizada para os produtos, ou para uma linha de produtos (uma linha de produto é um grupo de produtos similares).

Supondo-se que um supermercado utilizava para a loja um sistema de custeio que tinha uma única categoria de custo direto (mercadorias compradas para a venda) e uma única categoria de custo indireto (suporte a loja). Os custos de suporte eram alocados aos produtos a uma taxa de 30% dos custos das mercadorias vendidas. Por exemplo, a um produto que custou 8,80 é alocada uma quantia de custo indireto no valor de 2,64 (8,80 x 30%), conforme relatório de lucratividade abaixo:
 

Relatório de Lucratividade Total
                              Receitas                                             166.800,00
                              Custos
                                   CMV                               100.000,00
                                   Suporte à loja (30%)                    30.000,00
                              Sub-Total                                           130.000,00
                              Margem de Contribuição               36.000,00
                              Custos Fixos                                       30.000,00
                              Lucro Operacional                               6.800,00
                              Lucro em %                                            4,08%                         
    Fonte: Horngren (2000)

Para obter melhores informações sobre a lucratividade dessa empresa comercial, foi implantado um sistema de custeio por linha de produtos. Esse modelo demonstra a apropriação dos custos diretos e inditretos por linha de produtos, conforme o critério de alocação dos custos indiretos, analisado pelos gestores como sendo o mais próximo da realidade (no exemplo citado anteriormente é de 30% sobre o custo direto). As linhas de produtos ficaram assim distribuidos: Carnes, Frutas e Grãos, conforme quadro abaixo:


 

                                              Carnes                 Fruta                 Grãos                    Total
 Receitas                            36.450,00         80.020,00          50.330,00      166.800,00
 Custos:
   CMV                                 20.000,00            50.000,00            30.000,00      100.000,00
   Suporte à loja (30%)        6.000,00             15.000,00              9.000,00        30.000,00
 Sub-Total                           26.000,00            65.000,00            39.000,00      130.000,00
 Margem  Cont.             10.450,00         15.020,00                  11.330,00        36.800,00

 Custo Fixo                         10.000,00            10.000,00            10.000,00            30.000,00
              
 Lucro Operacional                450,00              5.020,00               1.330,00               6.800,00
 % de Lucro                         1,23%                 6,27%                              2,64%                4,08%
           
Fonte: Horngren (2000)

Mesmo tendo a informação detalhada por linha de produto, ainda é duvidosa a precisão dos indicadores de rentabilidade, pois o rateio dos custos indiretos ainda é feito por amplas taxa (30% sobre o CMV), e, de forma aleatória.

Por esse motivo, os gerentes então decidiram introduzir um enfoque ABC no custeio das linhas de produtos relativos a essa empresa comercial. Após analisar suas operações e seus sistema de informações, eles fizeram as seguintes melhorias no sistema de custeio atual:

O único centro de custos indiretos, aqui representado pelo suporte à loja, foi subdividido em quatro áreas identificáveis de atividade, para substituí-lo, usando os direcionadores de custos referentes a essas atividades, que são de fácil identificação dentro do processo de operação da empresa, são eles:

O pedido refere-se à atividade relacionada com as compras de mercadoria para revenda. O direcionador de custo é o número de ordens de compra no período;


A entrega refere-se à entrega física e ao recebimento da mercadoria. O direcionador de custo é o número de entregas;


A prateleira-estocada refere-se ao estoque de mercadoria nas prateleiras da loja e daquelas que foram retornadas ao estoque, seja na forma de devolução ou qualquer outra movimentação da mercadoria que incorra custos. O direcionador de custo é horas de estoque.


O atendimento ao cliente é referente a assistência fornecida aos clientes, incluindo a checagem e o empacotamento. O direcionador de custo é o número de itens vendidos.

Após o uso dos direcionadores, acima citados, a nova configuração do relatório de lucratividade baseado no custeio ABC para as linhas de produtos, apresenta os seguintes resultados:











 

                                              Carnes                 Fruta                 Grãos                    Total
  Receitas                           36.450,00         80.020,00          50.330,00      166.800,00
  Custos:
    CMV                                20.000,00            50.000,00            30.000,00      100.000,00
     Compra                       1.600,00     2.800,00               1.200,00             5.600,00
     Entrega                               800,00                5.840,00               1.760,00          8.400,00
     Estocagem                         360,00                3.600,00               1.800,00          5.760,00
     At. Cliente                         840,00                7.360,00               2.040,00        10.240,00
  Sub-Total                         23.600,00            69.600,00            36.800,00      130.000,00

  Margem  Cont.             12.850,00         10.420,00   13.530,00        36.800,00

  Custo Fixo                        10.000,00            10.000,00            10.000,00            30.000,00
              
  Lucro Operacional             2.850,00               420,00                3.530,00               6.800,00
  % de Lucro                        7,82%                   0,52%                7,01%                   4,08%
 Fonte: Horngren (2000)

Com as informações desse novo relatório, referente a lucratividade, pode-se constatar que o custeio ABC demonstra de forma mais clara, onde foram realmente incorridos os custos, ou seja, qual linha de produtos consumiu mais ou menos recursos, em comparação com a forma de rateio pelo método convencional.

A linha de produto referente a carnes pelo critério convencional tinha 1,23% de lucratividade, pelo custeio ABC contatou-se que é de 7,82%, já a linha de produto referente a frutas, tinha uma lucratividade de 6,27%, com o custeio ABC constatou-se que é de 0,52% e, finalmente a linha de produtos referente a grãos, que tinha lucratividade de 2,64%, passa com o custeio ABC para 7,01%. Essas diferenças no percentual de lucratividade, é devido a alocação dos custos indiretos, feita de forma aleatória pelo método de custeio convencional, e pelo custeio ABC são feitas aso alocações dos custos com base nas atividades desenvolvidadas em cada linha de produto, deixando assim, mais perto da realidade os valores alocados.


7.     Considerações finais


Com o passar do tempo as empresas comerciais, em seus diversos segmentos vêm crescendo mais e mais, passando a ocupar maiores espaços no moderno ambiente de negócios. Devido à evolução econômica e ao aumento da competitividade, passaram a buscar novos conceitos em informações gerenciais para que pudessem acompanhar este mercado cada vez mais exigente.

O exemplo utilizado neste trabalho comprovou que o custeio ABC utilizado nas empresas comerciais pode ser uma ferramenta para controle de gestão e para tomada de decisões pelos gestores, bastando apenas, a implantação de um sistema de informações adequado referente aos custos.

Concluímos com a realização deste trabalho referente ao sistema de custeio ABC aplicado nas empresas comerciais que: O problema reside nos custos indiretos, que muitas vezes a base de rateio pode ser questionada.
São significativos para apuração dos custos unitários totais e conseqüentes decisões de margem de lucratividade por produto, visando a estratégia de preços mais competitiva, tornando desta forma a Contabilidade de Custos uma importante ferramenta de Gestão Empresarial, onde todas as empresas comerciais, que se utilizam destas informações no intuito de aperfeiçoarem suas rotinas de trabalho, ter suporte nas tomadas de decisões e acompanharem a evolução dos resultados operacionais da empresa, mantenha lucrativa competitiva e bem posicionada frente a concorrência. 










8.     Referências bibliográficas


BOISVERT, Hugues. Contabilidade por atividades: contabilidade de gestão: práticas avançadas. Trad. Antônio Diomário de Queiroz. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos - Curso de contabilidade para não contadores. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9ª.ed. São Paulo: Atlas, 2003.



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