diferença entre administração e gestão
Os conceitos de gestão e administração fazem parte do
vocabulário do universo corporativo e apesar de parecerem semelhantes, cada um
possui sua particularidade. O termo administração já foi fortemente empregado,
mas atualmente, está cedendo espaço para o termo gestão.
As duas palavras têm origem no latim, mas não são
sinônimas. Entretanto, antes de expor suas diferenças, vamos levar em conta
quais são suas semelhanças. Os dois termos se referem à necessidade de
influenciar terceiros, ou seja, os responsáveis por gerir ou administrar a
empresa ou determinada área de trabalho, deve exercer os dois conceitos em
relação ao funcionário, pois terá subsídios para coordená-lo e orientá-lo.
Administrar significa planejar algo, controlar e
dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo
é voltado para o lado técnico, com foco no processo administrativo. Segundo
Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, o
administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração
alcançar os objetivos da organização, buscando extrair todas as vantagens
possíveis. Sendo assim, a administração
é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.
Já a gestão tem como princípios fundamentais
incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos
funcionários. Em sua concepção, ela tem como foco a questão gerencial, cujo
processo é voltado para o político-administrativo. Sendo assim, gerir é atingir os objetivos da
companhia de maneira eficaz ao valorizar o conhecimento e as habilidades das
pessoas que trabalham dentro da empresa. O gestor deve ter a capacidade
de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.
Dessa maneira, o gestor da atualidade deve ir mais
além e compreender a parte técnica e a administrativa, no que diz respeito ao
planejamento e aos rumos da empresa. Além disso, é importante saber que para a
gestão ser eficiente, é necessário conhecer os processos, entender como está o
mercado em que atua em relação aos clientes e aos concorrentes.
Comentários
Enviar um comentário