Avançar para o conteúdo principal

Dicas para preservar sua imagem profissional

Algumas atitudes, que parecem ser inofensivas, podem pegar mal no ambiente de trabalho e até mudar a maneira que as pessoas olham para você. Dentro do ambiente profissional, é preciso cuidar com o que faz, o que fala, e também o jeito de se expressar. Por isso, veja algumas dicas para preservar sua imagem profissional no dia a dia de trabalho:

Abaixe ou desligue o celular

Apesar de clichê, essa dica é muito importante, já que muitos profissionais ainda não a seguem. Deixe o seu celular no modo silencioso, e apenas atenda alguma ligação se for algo muito importante, principalmente em reuniões. Se realmente precisar, antes mesmo da reunião avise que talvez tenha de atender a uma chamada. E sim, mesmo que o uso seja permitido na sua empresa, evite utilizar o celular e foque no trabalho.

Não atenda o celular do colega

O celular do seu colega está tocando direto. Você atende ou espera ele chegar? A dúvida é comum, porém o correto é não atender. O celular é um aparelho pessoal e nunca deve ser atendido por outra pessoa, apenas é claro, se o dono pedir formalmente. Para ser um bom colega no trabalho – e na vida pessoal também – coloque-se sempre no lugar do outro, e pergunte a si mesmo “eu gostaria que fizessem isso comigo? Eu gostaria que falassem isso de mim?”.

Cuidado com as redes sociais

Infelizmente, as redes sociais podem atrapalhar a sua imagem no ambiente profissional. Em primeiro lugar, evite sair adicionado todas as pessoas do trabalho. Se você utilizar uma rede social profissional, como o LinkedIn, tudo bem. Porém em outras redes sociais, deixe para adicionar apenas amigos e familiares. Cuidado também com o que posta, o que curte e o que compartilha. Não faça comentários relacionados ao trabalho ou à empresa nas redes sociais, mesmo aqueles considerados como “brincadeira”. Durante o horário de trabalho, evite utilizar as redes sociais. Deixe para acessar no intervalo ou fora da empresa. Não é legal que outras pessoas vejam você curtindo, comentando ou compartilhando coisas enquanto deveria estar trabalhando.

Lembre-se de que você está sendo observado

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de que estão num ambiente profissional e que estão sendo observadas, em todas as suas atitudes. O que você fala, o jeito que se expressa, suas dicas e ideias, e até o que você curte, comenta e compartilha nas redes sociais, assim como já falamos na dica anterior. Cuidado para não cair em contradição! Imagine a seguinte situação: você recusou um convite para uma reunião ou para um almoço, afirmando que tinha outro compromisso, mas acaba compartilhando outras informações nas redes sociais. Quando estiver no trabalho, foque nisso. Não minta, nem faça fofoca, achando que seus colegas ou superiores não vão descobrir. O que você fala sobre outra pessoa, diz muito sobre você. Então, novamente, lembre-se de que você está sempre sendo observado.

Evite comentários negativos

Por mais que apareça alguma situação difícil, reunião chata ou até um comentário negativo de um colega de trabalho ou do chefe, evite comentar sobre isso dentro do ambiente de trabalho. Jamais fale de outras pessoas, e cuidado com os comentários e a maneira que você se expressa. Piadas devem ser evitadas e brincadeiras devem ser feitas com moderação, desde que não estejam relacionadas à pessoas ou que transmitam insatisfação com o trabalho. Imagine a seguinte situação: um colega vai tirar férias e você fala, sem querer, que ele é sortudo. Parece uma simples brincadeira, certo? Porém, alguém pode entender que você não está feliz no trabalho. Simples palavras podem comprometer a sua imagem, por isso, pense muito bem antes de falar. (Prime Cursos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Meio Envolvente das Empresas

1.      Introdução Definido de uma forma geral e simples, o meio envolvente de uma empresa é o contexto em que ela existe e realiza a sua actividade e que, de algum modo, influencia a forma como se comporta e desenvolve. Mas se o conceito de meio envolvente na sua essência não oferece dúvidas nem é objecto de controvérsias, a forma como pode ser apreendido e analisado de modo a tornar-se relevante para a condução da actividade empresarial já obriga a opções que podem ser de resolução difícil.   As formas de apreensão do meio envolvente propostas na literatura existente são múltiplas e referem-se a vertentes que, podendo por vezes sobrepor-se, dão ênfase a aspectos muito diversos. Isto significa que, na prática, se torna importante em primeiro lugar clarificar o sentido pertinente do conceito e, em segundo lugar, as dimensões e níveis de análise mais apropriadas ao objectivo que se pretende atingir. 1.1. Objectivos 1.1.1. ...

Relatório de Estagio realizado no Escritório de Contabilidade

Índice Dedicatória…………………………………………………………………………………………I Agradecimento……………………………………………………………………….……………II Plano de Estagio……………………………………………………………………………….....III Cronograma……………………………………………………………………………………....IV Lista de Figuras……………………………………………………………………………………V Lista de Siglas e abreviaturas………………………………………………………………..…...VI Resumo…………………………………………………………………………………………VIII 1. Introdução . 3 Capitulo I 4 1. Apresentação e historico da Instituição estagiada . 4 2. Objectivos . 6 3.1. Pesquisa Bibliografica . 6 Capitulo II 10 1. Apresentação da Empresa . 10 Capitulo III 12 1. Estrutura Orgânica . 12 Capitulo III 14 2. Descrição das actividades realizadas . 14 Capitulo IV .. 17 1. Considerações finais . 17 2. Recomendações . 18 3. Bibliografia . 19 Anexos…………………………………………………………………………………………....20 1. Introdução O relatório de estágio surge no contexto do ciclo de estudos tendente à obtenção do nível médio no curso de contabilidade ...

Marrabenta

Índice Resumo . 2 Introdução . 3 Marrabenta . 4 Conclusão . 6 Bibliografia . 7 Resumo A marrabenta teve a sua origem e desenvolveu-se em Lourenço Marques (atual Maputo) nos anos 50. Na época colonial os grupos de música e dança tradicional só tinham a oportunidade de demostrar seus instrumentos e as suas músicas nos desfiles carnavalescos que aconteceu actualmente. Era apresentado um ritmo tradicional alegre com uma melodia contagiante que acompanhava um determinado estilo de dança sensual. A marrabenta e dançada de uma forma alegre onde as pessoas demostram as alegrias. E ela e dançada nas festas como: casamentos, aniversários, inventos familiares. O vestuário usado e a capulana, a primeira marrabenta intitulada ELISA GOMARA SAIA. Introdução Neste presente trabalho teremos o privilegio de explanar de uma forma resumida acerca da dança tradicional “marrabenta”, onde focaremos mas a sua origem instr...